O que é moulage?

Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, o moulage é uma forma avançada da modelagem. Também conhecida como draping em inglês, é uma técnica de modelagem tridimensional – em contraste com a modelagem plana tradicional, que trabalha em duas dimensões. O nome vem do francês moule, que significa forma, molde. A expressão fait au moule significa feito sob medida.

Existem muitas maneiras de fazer Moulage, e muitas técnicas diferentes que focam no aspecto criativo. Mesmo as técnicas tradicionais apresentam muitas variações nos detalhes de como marcar uma pence, como marcar costuras, em que momento adicionar folgas, etc. Usando esse processo consegue-se reduzir a margem de erros no caimento e acabamento da peça, o que não acontece ao utilizar apenas a forma planificada para criação.

O moulage ajuda o estilista, ou modelista, a enxergar os erros de uma peça, funcionando como uma tela de testes para o profissional. Além disso, a técnica ajuda a valorizar a peça, já que essa é construída em cima de um formato padrão do corpo humano, ajudando o profissional a ter maior noção sobre curvas e formatos.

 

Ficou curioso para saber como funciona essa técnica quase centenária? Dê uma olhada nesse vídeo promocional da Dior, onde uma das modelistas da Masion reproduz um modelo antigo da marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *